O Seminário Sertão, Beatos e Cangaceiros consiste em 03 (três) mesas de diálogos com historiadores e pesquisadores do cangaço e da Cultura Popular, abordando temas relacionados a vida de Lampião e ao cangaço, de forma virtual, transmitido pela Canal no YouTube – CABRAS DE LAMPIÃO. A ação cultural tem como propósito divulgar os vários aspectos da história do cangaço, envolvendo o sincretismo religioso do sertão e o coronelismo, tendo como eixo a vida de Lampião. Para sua realização contou com o incentivo da Lei Aldir Blanc/Prefeitura de Serra Talhada/Governo de Pernambuco/Governo Federal.
Seminário SERTÃO, BEATOS E CANGACEIROS – VIRTUAL
Transmitido pelo Canal no Youtube – CABRAS DE LAMPIÃO.
Serra Talhada/PE
Dias 19, 20 e 21 de março de 2021
Museu do Cangaço, em Serra Talhada/PE.
Debater nossa história, seus mitos e sua influência na formação da identidade cultural do sertão faz parte de uma construção cidadão fundamentada na autoestima.
PROGRAMAÇÃO
🌵19 de março/2021.
20 h – ABERTURA. Mesa de Diálogos: “O que dizem os livros sobre Lampião e Maria Bonita: Fatos e Mentiras”, com Vera Ferreira (jornalista e escritora, neta de Lampião e Maria Bonita) e Anildomá Willans de Souza (Pesquisador do Cangaço e Produtor Cultural). Mediação de Cleonice Maria.
🌵20 de março/2021.
20 h – Mesa de Diálogos: “Religiosidade no sertão: Sincretismo religioso”, com José Ferreira Júnior (Historiador, sociólogo, pesquisador, escritor e professor) e Janaina Freire dos Santos Ferreira (Historiadora, socióloga, pesquisadora e professora). Mediação de Cleonice Maria.
🌵21 de março/2021.
20 h – Mesa de Diálogos: “Maria Bonita – Nascimento, Vida e Morte da Rainha do Cangaço”, com Wanessa Campos (jornalista e pesquisadora do cangaço). Mediação de Cleonice Maria.