Entre os dias 10 de fevereiro e 06 de março de 2020, estão abertas as inscrições para oficina de formação de multiplicadores do passo, ação do projeto cultural NOVOS TERRITÓRIOS PARA O FREVO, idealizado pelo produtor cultural, passista, coreografo e professor de frevo Gil Silva. O projeto tem como público-alvo principal jovens e adultos que atuam com danças populares no Sertão do Pajéu, mas também é opção para os amantes da cultura popular aprenderem mais sobre a dança, cartão postal do estado de Pernambuco.

“O projeto reforça a importância de descentralizar o ensino e a aprendizagem do frevo, possibilitando que novos multiplicadores e fazedores da cultura possam ser formados e, consequentemente, que tenhamos mais valorização desse patrimônio”, ressalta Gil Silva, que há 24 anos começou, a partir das aulas com o Mestre Nascimento do Passo, a trilhar o caminho que faz do frevo parte de sua vida pessoal e profissional. 

As oficinas serão gratuitas, com carga horária de 80h/a, divididas em quatro módulos, incluindo aulas teóricas e práticas (além de palestras, vivências, exibição e discussão de vídeos sobre o Frevo em parceria com oficineiros convidados), realizadas no Quintal do Museu do Cangaço, localizado na cidade de Serra Talhada-PE, sendo disponibilizadas 25 vagas.

“Todos os encontros os participantes serão envolvidas em aspectos teóricos e práticos sobre o frevo. Teremos momentos em que as aulas serão conduzidas junto com oficineiros convidados, sempre um encontro por módulo”, ressalta a coordenadora pedagógica do projeto, Flávia Vieira.

No primeiro módulo quem irá participar é Laércio Olímpio, Passista/folião, professor do Grupo Guerreiros do Passo (Recife/PE), atua no espetáculo “O Frevo”, do mesmo grupo. O segundo módulo será marcado pela presença de Valéria Vicente, Professora Adjunta do Departamento de Artes Cênicas da UFPB. Possui doutorado e mestrado em Artes Cênicas pela UFBA, é pesquisadora, escritora de livros de frevo, dançarina, protagonizando vários espetáculos de Dança, como ‘Ebulição’ e ‘Re/in-flexão”. No terceiro módulo Bruna Renata, que é licenciada em Dança pela UFPE, passista de Frevo, campeã de vários concursos de passo do Recife, Rainha do Carnaval 2017 e Dançarina da Cia de Frevo do Recife, contribuirá com a formação dos participantes do projeto.

O convite estar feito, procure fazer sua inscrição, pois as vagas são limitadas e venha frevar!

SERVIÇO:

Inscrição: 10 de fevereiro a 06 de março;

Locais: Recepção do Museu do Cangaço e Casa da Cultura e/ou pelo Formulário Eletrônico através do Link abaixo:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdp8-4DFgIK34W0cQ4PlzU7Ft3JEv6GSokwED6FhJJxNm3SBg/viewform?vc=0&c=0&w=1

Por Carlos Silva – Assessor de Comunicação do Projeto.