O SEMINÁRIO DIALOGANDO SABERES irá reunir Mestres da Cultura Popular do Sertão Pernambucano, pesquisadores e o público em geral, para discussões e vivências nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2022, no Quintal do Museu do Cangaço, em Serra Talhada.  O público terá acesso às diversas manifestações de saberes da cultura popular, as Rodas de Conversa, Encontro de Mestres, Apresentações Artísticas e Relatos de Experiências dos Mestres.

A intenção do SEMINÁRIO DIALOGANDO SABERES é valorizar as dimensões socioculturais, política e econômica dos mestres e mestras, ou seja, aqueles sucessores dos saberes e fazeres culturais que, por meio de causos, crenças e cânticos, eternizam o conhecimento tradicional de seus povos.

A população terá a oportunidade de conhecer com mais profundidade a história dos Mestres da cultura popular e tradicional dos sertões, inclusive aprendendo os saberes dos ancestrais que poderão confirmar e reafirmar o sentimento de pertencimento.  O Seminário Dialogando Saberes brota com o intuito de valorizar a tradição oral e os conhecimentos representados pelos Mestres da Cultura Popular pernambucana, em sintonia com as diretrizes da última Conferência Estadual de Cultura.

Serão mobilizadas escolas da rede pública de ensino, comunidades da zona rural de Serra Talhada, Mestres Registrados como Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco, Pontos de Cultura, entre outros segmentos sociais para participarem do Seminário.

A realização de um projeto como Dialogando Saberes é um gesto de reconhecimento e valorização da tradição oral, da cultura popular e da transmissão de saberes.

O Projeto SEMINÁRIO DIALOGANDO SABERES é uma produção da Fundação Cultural Cabras de Lampião, com apoio da Prefeitura de Serra Talhada e o Incentivo do Funcultura / Fundarpe / Secretaria de Cultura / Governo de Pernambuco.

Contato: 87. 999386035 (Cleonice Maria) e (87) 99918 5533 (Anildomá).

Fotos de Sebastião Costa.

VEJA PROGRAMAÇÃO COMPLETA

SERVIÇO:

SEMINÁRIO DIALOGANDO SABERES – ENCONTRO DE MESTRES DA CULTURA POPULAR DO SERTÃO DE PERNAMBUCO.

Dias 24 e 25 de fevereiro de 2022

Quintal do Museu do Cangaço, em Serra Talhada/PE.