Com os bornais prontos, o matulão cheio de novidades, as alpercatas renovadas e a alegria contagiante do sertanejo, o GRUPO DE XAXADO CABRAS DE LAMPIÃO se prepara para mais uma grande empreitada, fazer uma circulação no Estado de São Paulo, com apresentações nas unidades dos SESC’s das cidades de Birigui, Osasco e Sorocaba, culminando na FESTA DAS TRADIÇÕES NORDESTINAS, no CTN / Centro de Tradições Nordestinas, na capital paulista, no evento “São João de Nóis Tudim”.

“Partiremos da Terra de Lampião e Capital do Xaxado para mostrar a dança de guerra dos cangaceiros na Terra da Garoa”, comemora Cleonice Maria, diretora e produtora do Grupo.

Sobre a dança: o Xaxado é uma dança de guerra e entretenimento criada pelos cangaceiros de Lampião no inicio dos anos vinte, do Século XX, em Vila Bella, atual Serra Talhada, e arredores. Ainda na época do cangaço tornou-se popular em todos os bandos de cangaceiros espalhados pelos sertões nordestinos. Era uma dança exclusivamente masculina, até porque naquela época ainda não havia mulheres no cangaço. Faziam da arma a dama.

Sobre O CTN – Centro de Tradições Nordestinas – foi concebido como um recanto de encontro da comunidade nordestina de São Paulo e mantém o trabalho de preservação e valorização da cultura nordestina. A fundação do CTN foi inspiração do empresário e radiodifusor José de Abreu, em maio de 1991, para mudar o cenário de intenso preconceito e ignorância contra os migrantes nordestinos que residiam na capital paulistana.

A turnê será de 08 a 16 de junho de 2019, com incentivo do Funcultura/Fundarpe – Secretaria de Cultura/Governo de Pernambuco.