O Projeto Alpercatas Circulando – do Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, que está viajando por cinco capitais do Nordeste, realizando apresentações gratuitas em Feiras, Praças, Teatros e Museus, segue de hoje até sábado em João Pessoa e depois Natal, levando o público a reviver a magia da dança dos Cangaceiros e despertando em cada lugar visitado o interesse pela sua cultura e história. O projeto tem como propósito principal fortalecer o Xaxado em seu território de raiz – o Nordeste, coroando o Xaxado como identidade cultural do nosso país.

Além da dança e da música que demonstram a força do Cangaço e do povo sertanejo, pois o Xaxado traz uma riqueza de elementos, como as indumentárias, as vestimentas, os hábitos e principalmente, as histórias, narradas nas letras das canções e nos versos recitados pelo Lampião que puxa a coreografia junto com Maria Bonita e seu bando.

O Grupo de Xaxado Cabras de Lampião é o maior divulgador desta dança e mantém a originalidade e autenticidade conforme criada pelos cangaceiros do sertão. Durante esses quase 24 anos de fundação eles já se apresentaram em mais de quinhentas cidades e fazem participações em documentários, reportagens, entrevistas, séries de TV e produtoras de diversos países: Brasil, França, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, Venezuela e Bélgica. É uma trupe de artistas sertanejos que reproduz no palco como os cangaceiros se divertiam nas caatingas nos intervalos dos combates.

O projeto começou por Maceió, dia 7 de dezembro e ora segue pra João Pessoa/PB; o evento acontece dia 16 de janeiro às 16h, no Centro Cultural Mangabeira Ten. Lucena. No dia 17, vai ao Celeiro Espaço Criativo às 19h, de lá o Grupo parte com suas atividades para Parnamirim-RN, dia 18 às 20h na Praça Paz de Deus e em Natal, a Capital Potiguar dia 19 às 16h no Museu da Gente Sergipana, a Circulação continua em Aracaju (SE) e Fortaleza-CE.

O incentivo para o Projeto Alpercatas Circulando é do FUNCULTURA, FUNDARPE e Secretaria de Cultura do Governo de Pernambuco.

Por Carlos Silva

Assessor de Comunicação da FCCL

Fotos de Sebastião Costa