De 6 a 11 de agosto, a décima primeira edição do Festival de Cinema de Triunfo vai exibir 36 filmes em competição, e realizar 03 oficinas gratuitas, além de seminários e exibições especiais. Os homenageados desta edição são a atriz e professora pernambucana Ilva Niño, que tem uma carreira de quase 60 anos no teatro, cinema e televisão; e o ator baiano João Miguel, com três décadas de atuação em filmes, espetáculos teatrais, minisséries e novelas.

Haverá debates diários com os realizadores, que serão mediados pelo jornalista e editor do Portal Cultura.PE, Tiago Montenegro, sempre às 10h, na Pousada Alpes; além de seminários abertos ao público.

PREMIAÇÃO

O troféu oficial do Festival, concedido aos filmes escolhidos pelos júris oficial e popular, faz referência às tradicionais figuras dos caretas, que percorrem as ruas da cidade durante o carnaval, há mais de 90 anos, com seus chicotes, chocalhos, ricos figurinos e mensagens satíricas trazidas em tabuletas. Serão 24 mil reais em prêmios. O Troféu Fernando Spencer será concedido para o melhor personagem da categoria longa-metragem. Já o Troféu Cineclubista, criado pela Federação Pernambucana de Cineclubes – FEPEC vai para o “melhor filme para reflexão”.

Nosso município se faz presente no festival na Mostra Competitiva de Curta-metragem com exibição na terça-feira dia 07 a partir das 18:30h do filme:
Lampião e o Fogo da Serra Grande (Ficção, 23 minutos, 2017, PE), de Anildomá Willans de Souza, produzido pelo ponto de cultura Cabras de Lampião.

A Capital do Xaxado, ainda recebe as Sessões Itinerantes com exibições especiais, a saber:

QUARTA-FEIRA, 08/08
9h – Exibição Especial “Além da Lenda” (1ª temporada)
Classificação: Livre
Local: CEU das Artes (Bairro Caxixola)

17h – Exibição Especial “Aurora 1964” (Documentário, 110 minutos, 2017, PE), de Diego DiNiglio 
Seguida de debate com o Diretor do filme
Classificação: 12 anos
Local: Auditório da UFRPE/UAST

QUINTA-FEIRA, 09/08

9h – Exibição Especial Sessão Criancine
Classificação: Livre
Local: CEU das Artes (Bairro Caxixola)