O CURSO AGENTE CULTURAL N1/2018, cujo professor atual é o Sr. KARL MARX realiza o 1º Encontro Cultural Emígdio de Miranda no dia 29 de outubro de 2018, a partir das 18h30min, no Quintal do Museu do Cangaço, em Serra Talhada/PE, apresentando os resultados do Curso de Agente Cultural do PRONATEC. A atividade tem caráter de Mostra de Resultado (encerramento do curso – Turma N1/2018) e homenageará o poeta pernambucano Emígdio de Miranda, em memória aos 85 anos de sua morte.

O Poeta Homenageado: EMYGDIO DE MIRANDA, O “VATE PEREGRINO” – Waldemar Emygdio de Miranda nasceu na cidade do Recife, em 05 de agosto de 1897. Seus pais foram o professor Auxêncio da Silva Viana e D. Maria dos Passos de Miranda Andrade, que se fixaram em Serra Talhada, abrindo uma escola na sua residência, na Praça Sérgio Magalhães (onde hoje funciona o BNB), tendo tal fato acontecido no princípio do século passado até mais ou menos o ano de 1920. Emigdio viveu na cidade até os 18 ou 19 anos.

Ainda jovem entregou-se ao vício do álcool, sem abandonar, portanto a poesia, e passou a peregrinar pelas cidades do interior pernambucano, como Triunfo, Arcoverde, Caruaru, a capital Recife e Princesa Isabel, na Paraíba, o que lhe deu o carinhoso apelido de “Vate Peregrino”. Foi amigo de alguns dos mais importantes coronéis da politica da época, entre eles, Cornélio Soares e José Pereira.

Com a sua poesia encantou dezenas de pessoas, conquistando o respeito e muitas paixões. O poeta não teve o prazer de ver suas obras publicadas, faleceu em 29 de agosto de 1933, aos 36 anos de idade, pobre e abandonado, em Arcoverde (na época Rio Branco) onde foi sepultado. Após a sua morte os amigos reuniram alguns desses poemas e publicaram nos livros “Rosal” e “Rosa da Serra”.

O Encontro será aberto ao público e terá como programação:

Às 18h30min – Abertura

* Fala: Coordenação do PRONATEC, Professor da Turma, Secretário de Cultura do Município e demais convidados de destaque que comparecerem.

19h00min – Performance

* Homenagem ao Poeta Emídio de Miranda com o ator Carlos Silva (aluno do Curso).

19h20min – Apresentação Artística

* Teatro e Poesia com Antônia Vieira de Lima Teles (aluna do Curso).

19h40min – Apresentação Artística

* Música com Fabíola Leite (aluna do Curso).

20h00min – Apresentação Artística

* Teatro Musical “Xote das Meninas”, com Fabíola Leite, Diana Maria e Zuleide Vieira (alunas do Curso).

20h20min – Avaliação do Curso e Relatos de Experiências

* Fala do Professor e dos alunos sobre o ciclo percorrido e os conhecimentos adquiridos.

21h00min – Participações Especiais

* Microfone aberto para interação.

21h30min – ENCERRAMENTO.

Serviço:

Local: Quintal do Museu do Cangaço

Data: 29 de outubro de 2018

Hora: 18:30h

Acesso: Gratuito.