Promovendo um intercâmbio cultural entre as cidades de Serra Talhada e Carnaíba o projeto “Raízes em Movimento” que no período de 21 a 24 de novembro teve suas atividades em Serra Talhada, e que reúne dois importantes grupos da cultura popular de Pernambuco, o Grupo de Xaxado Cabras de Lampião e a Banda de Pífanos Raízes do Caroá, ambos do sertão do Pajeú, segue hoje com suas atividades para Carnaíba, no distrito de Itã, as apresentações acontecem a partir das 16h na Academia das Cidade da localidade e a entrada é gratuita.

Realizado pela primeira vez o projeto promove uma interação entre o Grupo de Xaxado Cabras de Lampião – maior divulgador dessa dança no Brasil, e a Banda de Pífanos Raízes do Caroá, formada por remanescentes de quilombolas, sendo uma das mais antigas e tradicionais bandas de pífanos do Nordeste. “O Projeto promove um momento de celebração, de homenagem e louvação à cultura de raiz pajeuzeira, trazendo o grupo de Xaxado dançar sobre o som dos Pífanos”, diz a produtora, Leidjan Dantas.

O Projeto “Raízes em Movimento” tem o incentivo do Funcultura/Fundarpe/Secretaria Estadual de Cultura/Governo de Pernambuco.