Pedro Henrique dos Santos Freitas, filho de José Edvan Lopes de Freitas e Leidjan dos Santos Dantas, nasceu no dia 12 de Abril de 2001. Desde pequeno estava ligado nas manifestações artísticas e culturais, pois sua mãe já fazia parte do Grupo de Xaxado Cabras de Lampião e das atividades desenvolvidas pelo Ponto de Cultura e suas aulas de Danças Populares; “então fui criado dentro da FCCL, comecei a dançar logo cedo no grupo Gilvan Santos de onde minha mãe era professora, junto com Gorete Lima, isso aos seis anos”. Relembra.

Em seguida foi dançarino no grupo infantil Herdeiros do Xaxado, sob a coordenação de sua mãe, onde sua irmã Beatriz Santos também fez parte, atestando sua herança artística, seja na dança do Xaxado, seja na música e no artesanato, o menino demonstra desenvoltura e senso de aprendizado. “Na minha adolescência voltei para o Grupo Gilvan Santos, sob a direção de Gorete, onde fui me firmando nas danças e tendo acesso aos instrumentos musicais”. Afirma.

Neste interim, frequentou a Escola Municipal Nossa Senhora da Penha e a Escola Irnero Ignácio e ainda fez parte do Grupo Coco Lampião, dentre outros; “foi quando notei que eu realmente gosto de tocar instrumentos musicais, o primeiro foi flauta, numa oficina que aconteceu aqui no Ponto de Cultura Cabras de Lampião e depois Percussão com o professor Nilsão, então, junto com meu Tio fui aprimorando ele gosto e hoje já toco flauta, violão, zabumba, triangulo, percussão, dentre outros”. Afirma o jovem artista e acrescenta: “hoje tenho facilidade para toca qualquer instrumento. Já no teatro fiz figuração em algumas peças, a primeira foi ‘A Chegada de Lampião no Inferno, com direção de Cassiano Gomes (2010); em 2018 participei da Oficina de Dramaturgia de Adriano Marcena; integro o elenco do espetáculo: O Massacre de Angico; sempre que posso participo de oficinas e atualmente estou cursando nível técnico do IF Sertão (Refrigeração e Climatização) e faço parte do Quarteto Cabras de Lampião, tocando nas apresentações do Grupo de Xaxado”. Finaliza.

Por Carlos Silva – Assessor de Comunicação