BÖHMERLANDTANZGRUPPE – fundado em 19 de julho de 1987, cujo nome significa: “Grupo de Danças Terra da Boêmia”, nesse sentido, o grupo tem por objetivo valorizar e difundir a cultura trazida pelos imigrantes boêmios às comunidades de Linha Imperial, Linha Brasil e Linha Araripe, no município de Nova Petrópolis/RS. Contando, atualmente, com 100 integrantes divididos em cinco categorias é um reduto cultural que fortalece os vínculos comunitários, bem como propaga a cultura germânica através da dança e do teatro. Com um vasto currículo de apresentações no Brasil e no exterior, destacamos Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo, Ceará, Japão, EUA, Argentina, Canadá, Alemanha e República Tcheca. O Grupo foi um dos Selecionados pela curadoria e estará presente no 14º ENCONTRO NORDESTINO DE XAXADO, para fazer intercâmbio entre o sul e nordeste.

O GRUPO MISTURA PERNAMBUCANA, criado na cidade de Serra Talhada, Capital do Xaxado, em 1998. Traz a proposta de trabalhar diversos ritmos da cultura popular, tipo: caboclinho, coco, ciranda, cavalo-marinho, xaxado e frevo, com o espetáculo “Versos e Passos”. Que tem sua narrativa em versos e envolve três personagens importantes da história do sertão, são eles: Lampião, Maria Bonita e João Grilo, presente nos cordéis e na obra de Ariano Suassuna, o ‘Grilo’ fala sobre as danças. Muito esperto e mostrando um profundo conhecimento, fica meio temeroso com a presença dos dois, tornando a narrativa divertida e contando a história de cada ritmo apresentado pelo corpo de dançarinos. Ao longo da apresentação João Grilo, Lampião e Maria Bonita observam os dançarinos apresentarem o caboclinho e o frevo, participando junto com eles da ciranda, do coco e do cavalo-marinho. Ao final Lampião e Maria Bonita apresentam a João Grolo o Xaxado, muito esperto e para não ficar por baixo ele mostra que conhece a história, soltando um verso sobre a dança dos cangaceiros. A finalização do espetáculo se dar com entrada de todos os dançarinos que celebram a riqueza da cultura pernambucana expressa na música ”Viva, viva Pernambuco!” de Antulio Madureira e Bráulio Tavares. Este belo e divertido espetáculo também compõe a programação do evento em 2019.

SERVIÇO: 14º Encontro Nordestino de Xaxado, que acontecerá nos dias 06, 07, 08, 09 e 10 de novembro, na Estação do Forró, com polos na Feira Livre, em Escolas públicas e no Sítio Passagem das Pedras – onde nasceu Lampião, em Serra Talhada – Sertão do Pajeú, com incentivo do FUNCULTURA/FUNDARPE / SECRETARIA DE CULTURA / GOVERNO DE PERNAMBUCO.

Por Carlos Silva