O projeto Aula Espetáculo “NO TERREIRO DA FAZENDA”. No terreiro da fazenda, era onde começava toda animação das festas no tempo dos nossos avós, onde começava e anunciava momentos de alegria para toda comunidade, e foi nesses terreiros que surgiram as matrizes que moldaram a identidade cultural do povo brasileiro. Nesse momento, onde os valores são colocados em último plano da ética, ASSISÃO e o GRUPO DE XAXADO CABRAS DE LAMPIÃO pede permissão para entrar em sua escola para reafirmar  os fundamentos da identidade cultural sertaneja, sobretudo no ciclo junino, tendo como ponto de partida a musicalidade e o ritmo do Mestre do Forró numa interação estética  e inovadora com a poesia e a dança do Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, resultando num espetáculo emocionante e de singular beleza.

A união desses dois magníficos filhos de Serra Talhada – ASSISÃO e os CABRAS DE LAMPIÃO –  vem coroar a importância que tem o Xaxado para a região e para a identidade cultural do nosso país. Além da dança e da música, que demonstram a força do Cangaço e do povo nordestino, o Xaxado atrai ainda uma riqueza de elementos como as indumentárias, as comidas, os hábitos e, principalmente, as histórias, narradas nas letras das canções.

GRUPO DE XAXADO CABRAS DE LAMPIÃO – É o maior divulgador desta dança e mantém a originalidade e autenticidade conforme criada pelos bandoleiros do sertão. Durante esses longos anos eles têm se apresentado em mais de quinhentas cidades e feito participações em documentários, reportagens, entrevistas, séries de TV e produtoras de diversos países: Brasil, França, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, Venezuela e Bélgica. É uma trupe de artistas sertanejos que reproduziu no palco como os cangaceiros se divertiam nas caatingas, nos intervalos dos combates.

ASSISÃO – Francisco de Assis Nogueira, Assisão, nasceu no dia 05 de maio de 1941 na Fazenda Escadinha, município de Serra Talhada/PE. Já aos 11 anos de idade começou suas atividades artísticas como compositor. Embora não tenha nenhuma formação em música, pois nunca frequentou  nenhuma escola de música, é exímio compositor, tendo sido chamado por Dominguinhos de “o maior sanfoneiro de boca do nordeste”, tal sua versatilidade em compor sem ter conhecimento musical. Declara Assisão não saber ao certo como faz as músicas. “Quando menos espero elas já estão prontas, saem naturalmente”. Possuidor de uma enorme sensibilidade, Assisão é capaz de saber antecipadamente quais as músicas que farão sucesso  junto ao público. O início de suas atividades profissionais como cantor começou com o lançamento de um compacto e até o presente momento já gravou vários discos. Seus maiores sucessos, no entanto, aconteceram nos anos de 1987, 1988 e 1989. No trabalho de 1987 foram vendidas cerca de 210 mil cópias. Em 1988 foram 180 mil cópias e em 1989, 190 mil cópias. Somente nestes anos foram quase 600 mil cópias vendidos de seus trabalhos em todo país, o que lhe concedeu três “DISCOS DE OURO” consecutivos, além do título de “REI DO FORRÓ”. Suas músicas são tocadas em todas as regiões do país. Com a agenda sempre completa, Assisão é um dos artistas mais requisitados do nordeste. Já compôs mais de 800 músicas, destas mais de 200 já foram gravadas, por ele e por muitos outros artistas.

ROTEIRO DAS CIDADES

SANTA TEREZINHA (Sertão do Pajeú),15/05/2018, terça-feira, às 15 horas, na  Escola Municipal José Paulina de Siqueira.

OROCÓ (Sertão do São Francisco),16/05/2018,  quarta feira, às 19 horas, no Centro de Atividades Econômicas de Orocó.

IPUBI (Sertão do Araripe), 17/05/2018, quinta feira, às 10 horas,  EREMAPA Arão Peixoto.

JUCATI (Agreste),21/05/2018, segunda feira, às 15 horas, no EREN Henrique Justino de Melo.

IBIRAJUBA (Agreste), 22/05/2018, terça feira, às 10 horas, no EREN Manoel Moreira da Costa.

AMARAJI (Mata Sul), 22/05/2018, terça feira, às 15 horas, no EREN Antônio Alves de Araújo.

ARAÇOIABA (Metropolitana), 23/05/2018, quarta feira, às 10 horas, no EREN Maria Gayão Pessoa Guerra.

Incentivo:  FUNCULTURA / FUNDARPE / SECRETARIA DE CULTURA / GOVERNO DE PERNAMBUCO

Produção: Fundação Cultural Cabras de Lampião.

Contato: (87) 3831 3860 e (87) 99938 6035

E-mail: cabrasdelampiao@gmail.com