A Associação BALÉ FOLCLÓRICO DA AMAZÔNIA – BRASIL é uma organização artística atuante na área da dança e da música, fundada em setembro de 1990 no distrito de Icoaraci, que tem como objetivo, a divulgação das manifestações da cultura espontânea amazônica para o Brasil e para o mundo, fortalecendo e difundindo a identidade do nosso povo e suas tradições populares. Neste ano foi selecionado para compor a programação do 14º ENCONTRO NORDESTINO DE XAXADO.

O Balé dos pés descalços também é conhecido por, buscar a valorização de seus intérpretes e criadores, que se infundem em lendas, canções e costumes da região, para transmitir através de danças tradicionais e composições coreográficas, acompanhadas de música, o retrato do universo exótico e misterioso da Amazônia, apresentado em um espetáculo conduzido por uma atmosfera sonora e dinâmica de ritmos, profusões de cores, riqueza e variedade de figurinos e adereços, resultados do estudo da associação do que é tradicional a uma linguagem técnica artística, se caracterizando, dessa forma, como o grupo que realiza uma releitura de suas raízes com um “toque” de contemporaneidade.

O GRUPO DE XAXADO ZABELÊ oriundo da cidade de Serra Talhada, terra de Lampião e Capital do Xaxado, foi idealizado por jovens de diversos bairros da cidade e é coordenado atualmente por Branca Sousa, dançarina e coreografa serra-talhadense que possui um amplo conhecimento sobre os ritmos nordestinos e traz no sangue a dança popular. O grupo surge da vontade desses jovens de se integrarem e mostrarem a partir da dança seus anseios e talentos artísticos para o público que os assistem. O Zabelê tem se apresentado em diversos eventos no município e na região do Pajeú, e seu nome faz alusão ao Cangaceiro Zabelê, cujo nome era Isaías Vieira dos Santos, natural do Município de Serra Talhada e que integrou este movimento chamado cangaço por alguns anos junto de Lampião.

Este expressivo grupo que traz em sua verve a marca da dança dos cangaceiros, também compõe a programação 2019 deste evento que celebra o melhor dos ritmos e folclore brasileiro.

SERVIÇO: 14º Encontro Nordestino de Xaxado, que acontecerá nos dias 06, 07, 08, 09 e 10 de novembro, na Estação do Forró, com polos na Feira Livre, em Escolas públicas e no Sítio Passagem das Pedras – onde nasceu Lampião, em Serra Talhada – Sertão do Pajeú, com incentivo do FUNCULTURA/FUNDARPE / SECRETARIA DE CULTURA / GOVERNO DE PERNAMBUCO.

Por Carlos Silva