Grupo Expressão Popular Flor e Barro,  fundado em 20 abril de 2003, com o objetivo de  preservar a cultura de um povo, tem como objetivo  mostrar como nossos antepassados se uniam para vencer as adversidades, as conquistas e os amores. Dentre as várias danças nordestinas que representam tudo isso se destaca o xote, o xaxado, o baião, a ciranda, o coco, o arrasta-pé e tantas outras. Imortalizar essa cultura é meta do grupo, mostrando, ensinando e sensibilizando crianças, jovens e adultos para a importância da preservação do folclore e da cultura nordestina e do nosso país.

O significado do nome do grupo está relacionado com elementos da natureza.

A FLOR -Transmite a beleza, o amor e a sensibilidade da alma feminina.

O BARRO – Representa a  arte de nossa cidade.

Fundada há 16 anos, o Grupo foi um dos selecionados para participar do 14º Encontro Nordestino de Xaxado, que acontece em Serra Talhada de 06 a 10 de novembro. “Imortalizar essa cultura é a meta do grupo, mostrando, ensinando e sensibilizando o público para a importância da preservação dos folguedos e da cultura popular do Nordeste brasileiro”. Objetiva o grupo.

 

SERVIÇO: 14º Encontro Nordestino de Xaxado, que acontecerá nos dias 06, 07, 08, 09 e 10 de novembro, na Estação do Forró, com polos na Feira Livre, em Escolas públicas e no Sítio Passagem das Pedras – onde nasceu Lampião, em Serra Talhada – Sertão do Pajeú, com incentivo do FUNCULTURA/FUNDARPE / SECRETARIA DE CULTURA / GOVERNO DE PERNAMBUCO.

Por Carlos Silva