O que é XAXADO? O Xaxado é uma dança de guerra e entretenimento criada pelos cangaceiros de Lampião no inicio dos anos vinte, do Século XX, em Vila Bella, atual Serra Talhada, e arredores. Ainda na época do cangaço tornou-se popular em todos os bandos de cangaceiros espalhados pelos sertões nordestinos. Era uma dança exclusivamente masculina, até porque naquela época ainda não havia mulheres no cangaço. Faziam da arma a dama.
Dançavam em fila indiana, o da frente, sempre o chefe do grupo ou o poeta, puxava os versos cantados e o restante do bando respondia em coro, com letras de insulto aos inimigos, lamentando mortes de companheiros ou enaltecendo suas aventuras e façanhas.
Originalmente a estrutura básica do Xaxado é da seguinte forma: avança o pé direito em três e quatro movimentos laterais e puxa o pé esquerdo, num rápido e deslizado sapateado. Era uma dança exclusivamente masculina, até porque naquela época ainda não havia mulheres no cangaço.

O GRUPO DE XAXADO CABRAS DE LAMPIÃO é o maior divulgador desta dança e mantém a originalidade e autenticidade conforme criada pelos bandoleiros do sertão.

Foto: Carlos Silva

 

Durante esses longos anos eles têm se apresentado em mais de quinhentas cidades e feito participações em documentários, reportagens, entrevistas, séries de TV e produtoras de diversos países: Brasil, França, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, Venezuela e Bélgica.

É uma trupe de artistas sertanejos – exatamente da cidade que nasceu Virgolino Ferreira da Silva, o LAMPIÃO – que reproduziu no palco como os cangaceiros se divertiam nas caatingas, nos intervalos dos combates.

Foto: Carlos Silva

O GRUPO DE XAXADO CABRAS DE LAMPIÃO trouxe os cangaceiros para frente das luzes e o cangaço se transformou num show de arte com uma nova e revolucionária imagem do Rei do Cangaço.

Foto: Carlos Silva

É um espetáculo que conduz o expectador a um mergulho no mundo mágico e místico do sertão.

Com músicas ao vivo – sanfona, triângulo e zabumba – e um repertório do cangaço, MPB e uma indumentária semelhante a dos cangaceiros, a saga de Lampião é mostrada em uma forma envolvente e de singular beleza.

O GRUPO DE XAXADO CABRAS DE LAMPIÃO se apresenta em quadras, clubes, praças, palcos, tablados, teatros, etc. Em festas de emancipação, convenções, festivais, eventos culturais e festas tradicionais. Tenha este espetáculo em sua cidade e seu evento ficará mais bonito.

Duração do Espetáculo……………………..60 min.
Anildomá Willans de Souza……………. Pesquisa
Cleonice Maria………………………………….. Coreografia e Direção