Fonte: Blog Pessoal do Professor Paulo Cesar Gomes
A foto acima é uma raro registro de um evento realizado bem em frente ao monumento em homenagem a Imaculada Conceição, que fica localizada na entrada do Colégio da Imaculada Conceição – CIC, em Serra Talhada.
Na imagem, feita na década de 1960, é possível perceber alguns traços urbanísticos das atuais ruas Afrânio Godoy e Comandante Superior, além do grande número de populares, que estavam participando de um evento religioso.
O Colégio, popularmente conhecido com ‘Escola Normal’, e mantido pelas Filhas da Caridade de São de Paulo, começou a funcionar em 20 de maio de 1946, sendo na época denominado Escola Normal São Vicente de Paulo. O Colégio foi erguido nas proximidade do HOSPAM, cinco anos após a inauguração do imponente hospital da cidade.
O detalhe é que no local onde foi construído o tradicional estabelecimento de ensino, antes existia um açude, de onde possivelmente foi retirada praticamente toda a água usada na construção dos prédios da Igreja Matriz da Penha, do HOSPAM e da Escola Solidônio Leite.