FAZEMOS SUA VISITA INESQUECÍVEL

FIQUE FRENTE A FRENTE COM LAMPIÃO

E SAIA VIVO PARA CONTAR A HISTÓRIA

Visite-nos

Segunda - Sexta 9:00 - 12:00 / 14:00 - 17:00
Sábado 9:00 - 12:00
Dom e feriados Agendamento

Sempre aberto para você, visite o Museu do Cangaço em Serra Talhada! A fim de dar um melhor serviço a grupos grandes, agradecemos um agendamento prévio.

em SERRA TALHADA

TERRA DE LAMPIÃO E CAPITAL DO XAXADO

O Museu do Cangaço encontra-se em Serra Talhada (PE), terra de Lampião e Capital do Xaxado. Inaugurado em 2007 o Museu do Cangaço é também Ponto de Cultura Cabras de Lampião e Centro de Estudos e Pesquisa  do Cangaço .

O que opinan de nós

"Se for a Serra Talhada, vale conhecer, é um museu bastante interessante, lá se ver e ler, toda a história e vida do "rei do cangaço", e seus companheiros. Espaço pequeno, mas bem distribuído e organizado."
"O local poderia ser um pouco maior e ter mais coisas para vender, as opções são ainda muito poucas, mas é um ótimo local para se saber mais da história de nosso Virgulino."
"Foi sensacional. O acervo é bem interessante, com muita informação sobre a época do cangaço (...). Passaria horas lá, se não tivesse que seguir viagem rumo a Juazeiro do Norte."

Se ligue! ⭐️

  • Curiosidades sobre o Cangaço!
  • Eventos Culturais
  • Xaxado
  • Viagens

Tudo no nosso Insta ❤️

CANGAÇO WEB RÁDIO

É a rádio d’ OS CABRAS DE LAMPIÃO.
🌵 Músicas de qualidade e história.
🌵 Baixe o aplicativo CANGAÇO WEB RADIO e ouça nossa programação em qualquer lugar.

MERGULHE NO MUNDO DO CANGAÇO

Mergulhe no mágico e místico mundo do Cangaço

Sobre a Fundação

Com três décadas de historia, a Fundação Cultural Cabras de Lampião tem levado a cultura e a historia do Cangaço pelo Brasil e pelo mundo.

FIQUE FRENTE A FRENTE COM LAMPIÃO

E SAIA VIVO PARA CONTAR A HISTÓRIA

SOBRE O MUSEU DO CANGAÇO

PATRIMÔNIO CULTURAL

O Museu do Cangaço é  patrimônio cultural e histórico do povo brasileiro, bem como a história do nordeste, a cultura do povo sertanejo e a antropologia cultural e a sociologia. Isso nos faz pensar na grande contribuição de Lampião e sua história, que se confunde com a própria história do nordeste brasileiro. Suas ações influenciaram a dança, a música, a poesia popular, o cinema, a culinária, as lições de morais, as táticas de guerrilha e, sobretudo a criação (no imaginário popular) do homem que jamais se acovardou diante de quem quer que fosse, servindo de exemplo para encorajar o nosso povo.

Faz-se necessário para que se perpetuem as nossas origens históricas e culturais e que certamente favorecerão a produção de conceitos essenciais ao conhecimento, elevando o padrão cultural do nosso povo, ao reviver a grandeza da nossa história, promovendo a auto-estima: primeiro passo para a cidadania.

O acervo é um dos maiores do Brasil: são mais de 2.300 peças entre fotografias, objetos da época, armas, moedas, etc. No Museu do Cangaço tem documentos – como bilhetes escritos pelo próprio punho de Lampião, laudos médicos e raio-x das cabeças dos cangaceiros quando decepadas pela polícia e matérias de jornais de várias épocas enfocando Lampião e o cangaço, fotografias e documentários.

O Museu do Cangaço esta localizado na Estação do Forró de Serra Talhada, instalado em um prédio da antiga Estação Ferroviária da cidade. Além de abrigar o maior museu do gênero do Brasil, tem sala multimídia / Cine Clube Lampião e Palco Externo, onde acontecem diversas programações artísticas e culturais, e também são ministradas oficinas de danças diariamente.

O Museu do Cangaço tem a missão de preservar, conservar e divulgar a memória e a história do Cangaço, Lampião e Serra Talhada, seus mitos e suas lendas, assegurando o acesso democrático ao Museu, mantido pela Fundação Cultural Cabras de Lampião. Além, possuímos na nossa biblioteca livros raros, teses de mestrados, monografias e versos de cordéis.

O Museu recebe o público numa visita guiada por uma equipe competente, conhecedora da história e talentosa, com qualificação profissional que deixa o visitante entusiasmado pelo calor humano. Nossos guias recebem formação continua em história do cangaço, o bando de Lampião e Serra Talhada; e oferecem ao visitante uma experiência histórica completa.

ACERVO DO MUSEU

Mais de 2.300 peças

  1. Móveis e utensílios da época do cangaço;
  2. Processos jurídicos contra Lampião e outros cangaceiros;
  3. Bilhetes escritos pelo próprio punho de Lampião;
  4. Armas pertencentes a cangaceiros;
  5. Acervo de matérias de jornais da época do cangaço noticiando as ações de Lampião;
  6. Coleção de  matérias jornalísticas mostrando a repercussão da morte de Lampião;
  7. Demonstrativo de ervas medicinais da vegetação da caatinga; A MEDICINA DO CANGAÇO;
  8. Vasta biblioteca do cangaço, com mais de mil e quinhentos livros;
  9. Teses de mestrados e monografias focando o cangaço e Lampião feita por estudiosos de todo Brasil e do exterior;
  10. Mais de quinhentos títulos de versos de cordéis; A CORDELTECA;
  11. Laudos médicos e raios-X das cabeças dos cangaceiros quando decepadas pela polícia;
  12. Acervo de aproximadamente 800 fotografias do cangaço;
  13. FILMOTECA CANGACEIRA: Documentários em DVDs (sobre Lampião, Zumbi dos Palmares, Antônio Conselheiros e Padre Cícero);
  14. CINECLUIBE LAMPIÃO : Com capacidade para setenta pessoas, com data show e equipamento de som, onde acontece as  exibições de filmes e documentários; 
  15. PALCO EXTERNO- ESPAÇO ANILDOMÁ WILLANS DE SOUZA: para ensaios e apresentações teatrais e danças, recitais e cantorias de violeiros repentistas;
  16. Uma sala de estudo; e
  17. Uma loja de artesanatos.

OBJETIVOS DO MUSEU

  1. Fazer um trabalho de preservação, valorização e divulgação das culturas sertanejas, do cangaço e Lampião. Nesse sentido, pretende ser um espaço de identidade e memória da população nordestina e contribuir para a construção de uma educação que incentive as relações do homem com sua história.
  2. Promover atividades de pesquisa, ensino e extensão, difundir e socializar as informações oriundas do seu acervo, por meio de cursos e oficinas, visitação monitorada, exposições temporárias e publicações, procurando oferecer subsídios aos pesquisadores e inúmeros estudantes que freqüentam o espaço.
  3. Apresentar, de forma contextualizada, o acervo do museu, as oficinas, cursos e demais atividades possibilitando diferentes visões sobre o cangaço, de modo que o público tenha possibilidade de formar uma opinião crítica sobre o assunto.
  4. Criar canais efetivos de participação das comunidades junto às programações do Museu do Cangaço.
  5. Resguardar a memória do cangaço no Brasil;
  6. Oferecer melhores condições para os visitantes;
  7. Oferecer melhores condições para quem vem estudar e pesquisar o cangaço.
  8. Fomentar o turismo na cidade e região.
  9. Aprofundar o debate à respeito da história e cidadania.
  10. Estimular o conhecimento à história e a cultura.
  11. Preservação do patrimônio – e da memória;
  12. Despertar o interesse pelos nossos valores e estimular o conhecimento como verdadeiro meio para conquista da cidadania e justiça social.

Formamos parte de uma grande rede nacional

O Museu para familias estudantes colegas amigos pesquisadores

As visitas de grupos incluem:

  • Apresentação de Xaxado
  • Exibição de filme/documentário.
  • Guia incluso no preço.

Agende e leve seu grupo para o Museu do Cangaço

FIQUE FRENTE A FRENTE COM LAMPIÃO

E SAIA VIVO PARA CONTAR A HISTÓRIA

Perguntas Frequentes

O Museu do Cangaço abre de segunda a sexta nos intervalos de 9.00h a 12.00h, e de 14.00 ate as 17.00. Os sábados abrimos só de manha, com o horário de 09.00h ate às 12.00h. Os domingo e festivos o Museu do Cangaço esta fechado.

Sim, mas sob agendamento. Domingos e feriados ficamos fechados, e só abrimos sob agendamento. Manda uma mensagem pra o nós e agendaremos sua visita.

O Museu do Cangaço encontra-se em Serra Talhada, a capital do xaxado. O Museu fica na estação ferroviaria S/N, do lado da estação do forro e o shopping de Serra Talhada.

No Museu temos tudo preparado para receber o seu grupo e entregar a melhor experiencia para um grande volumen de visitantes. So precisamos que façam um agendamento previo conosco para segurar que podemos atender todas as necesidades do grupo.

Com certeza! É possível alugar o espaço do quintal do museu do cangaço para realizar eventos, aniversarios e festas. Contate conosco para mais informações.

O sitio Passagem das Pedras, a casa onde nasceu Lampião, está disponível para visitações junto com um condutor oficial do Museu do Cangaço. Se você não dispõe de transporte propio, nós podemos disponibilizar um para você. Consulte conosco para agendar essa visita bacana!

Impossível falar de Lampião e não falar de Serra Talhada (anitgua Vila Bela) capital do Xaxado. Serra Talhada é a terra onde nasceu Lampião, e oferecemos uma visita guiada pela cidade. Agende conosco!

O Museu do Cangaço dispõe de diferentes grupos de dançarinos de xaxado para realizar o melhor espetáculo para o seu evento. Consulte conosco para mais informações.