A Fundação Cultural Cabras de Lampião iniciou as ações do Cine Clube Lampião no dia 06 de março de 2015. O projeto que chega ao terceiro em 2018; tem como objetivo exibir filmes nacionais e documentários para a população de Serra Talhada, além de turistas e visitantes que adentram ao Museu do Cangaço e querem assistir um filme com essa temática; após cada sessão são realizados debates para desenvolver temas relacionados à cidadania, a cultura e a história.

O Cine clube Lampião exibe filmes de curta, média e longa metragem, nos gêneros documentários, ficção e animação, o mais exibido atualmente é LAMPIÃO E O FOGO DA SERRA GRANDE, uma produção também da Fundação Cultural Cabras de Lampião com incentivo do FUNCULTURA Audiovisual, outro curta bastante exibido é PAPO AMARELO – O PRIMEIRO TIRO.

Além da programação de filmes, o Cine Clube Lampião incorpora ações ligadas à música, a literatura, ao teatro, a dança, a cultura popular, as discussões de gênero, de igualdade racial, de povos tradicionais, entre outros temas e abordagens, buscando a transversalidade da ação cineclubista.

Desde seu início até hoje o Cine Clube Lampião tem tido uma grande movimentação. São dezenas de exibições ao longo desse período. Com programação diversificada para atender a demanda solicitada, sempre zelando pelo objetivo principal que é a qualidade do produto.

 Nestes três anos de atuação abrigou mostras de cinema em parceria com o SESC, Mostra de Cinema de Serra Talhada e toda semana realiza de 2 a 3 exibições para escolas, universidades e grupos de visitantes do Museu do Cangaço, que geralmente exibe os Documentários: Virgolino – do Homem ao Mito e Xaxado: A Dança de Cabra Macho, que têm a temática do cangaço.

 As exibições também são realizadas através de parceiros como o SESC, Secretaria Municipal de Cultura, Movimentos Sociais, Movimento Cultural e Escolas Públicas, que usam nosso Cine Clube para exibições didáticas e socioeducativas, onde o público/expectador vislumbra através da tela nova metodologia de ensino e o conhecimento a partir da sétima arte.

O Cine Clube Lampião é uma ação do Ponto de Cultura Cabras de Lampião, com 10 anos de atuação e da Fundação Cultural Cabras de Lampião. “Temos muito pra comemorar esse ano; diz Cleonice Maria presidente da FCCL e acrescenta: nossas atividades são consolidadas, temos o Museu do Cangaço, funcionando há 11 anos, o Ponto de Cultura com aulas de Danças Populares, o Cine Clube Lampião e os eventos:: Encontro Nordestino de Xaxado chegando a marca de 14 edições, O Massacre de Angico – a Morte de Lampião, realizado a 7 anos, a Aula Espetáculo no ciclo junino que em 2018 chega a 4ª edição e participação em Festivais grandiosos com o Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, que circula pelo mundo há 23 anos com o mesmo espetáculo. Isso é fruto de um trabalho árduo, mas repleto de alegria no semblante de cada um que realiza conosco essas atividades.