A TROPA de Danças Regionais da cidade de Joca Claudino, situada no alto Sertão da Paraíba, foi criada em julho de 2006 com a finalidade de preservar e divulgar a cultura local, nordestina e brasileira a partir do teatro e da dança. Em 2019 tivemos a grata satisfação de ser selecionado entre tantos grupos inscritos para compor a programação do 14º Encontro Nordestino de Xaxado.

A TROPA de Danças Regionais é um grupo de danças parafolcloricas que se tornou nos últimos 13 anos, o principal responsável pelo o fomento e prática efetiva da dança e da cultura popular do município de Joca Claudino. É formada por 20 integrantes entre dançarinos, direção e produção. O Grupo já participou de vários eventos locais, regionais, nacionais e internacionais. Além da Paraíba já esteve nos estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Pernambuco. Atualmente a TROPA conta com um repertório coreográfico de cinco espetáculos de danças: Xaxado, Mistura Paraibana, Ciclo Junino, Caboclos e Ciranda e Coco. Com duração entre 10 e 40 minutos, podendo ser adaptado para apresentações com menor espaço de tempo e espaço físico diversificado. Direção e coreografia Clodoaldo José.

O GRUPO DE TEATRO E XAXADO ESTRELA DO SERTÃO – fundado em 16 de novembro de 2002 no Sertão da cidade de Piranhas estar mais uma vez no maior Encontro de Xaxado do Brasil na cidade de Serra Talhada no estado de Pernambuco. Com grandes grupos culturais. Ao todo 20 atores e dançarinos fazem parte do elenco do Grupo de Teatro e Xaxado Estrela do Sertão, que tem a direção do ator Fábio Moura e o coreógrafo Anderson Soares. O grupo foi selecionado pela curadoria do evento e se fará presente mais uma vez para mostrar seu espetáculo sob a direção de Fábio Moura.

O Grupo Teatro e Xaxado Estrela do Sertão sempre realizam apresentações na cidade de Piranhas e em outros estados do Nordeste, mantendo viva a cultura e a  tradição nordestina do Xaxado e a história do Cangaço, movimento que marcou nossa região, essa dança foi no início dos anos de 1920 pelos cangaceiros do bando de Lampião no sertão de Pernambuco.

=>O Evento será realizado nos dias 06, 07, 08, 09 e 10 de novembro, na Estação do Forró, com polos na Feira Livre, em Escolas públicas e no Sítio Passagem das Pedras – onde nasceu Lampião, em Serra Talhada – Sertão do Pajeú, com incentivo do FUNCULTURA/FUNDARPE / SECRETARIA DE CULTURA / GOVERNO DE PERNAMBUCO.

Por Carlos Silva