O GRUPO AS BELLAS DA VILLA, formado por mulheres o grupo surge em 2013 como resultado das oficinas de formação artística da Secretaria de Cultura e Turismo de Serra Talhada, hoje Fundação Cultural e vem trilhando um caminho de sucesso. O título faz alusão ao antigo nome da cidade que de 1851 (emancipação) à 1939 se chamava Villa Bella, hoje título do bairro aonde mora todas as integrantes e a coordenadora do referido grupo; que tem se apresentado nas Caravanas Cultura Viva, eventos como, Festa de Setembro e também se apresentam em diversas cidades da região. O grupo se renova e segue sua trajetória dançando muito Xaxado e mostrando a força da mulher e da cultura Serra-talhadense, que têm o Slogan de Capital do Xaxado e da Beleza Feminina. Este espetáculo feito por mulheres também compõe a programação do 14° Encontro Nordestino de Xaxado.

GRUPO DINÂMICO E CULTURAL de JOÃO PESSOA-PE  –
Fazíamos parte de uma empresa quando fomos convidados para realizar uma apresentação recebendo o incentivo da professora e coreógrafa Albanisa Santos. Foi então que surgiu a ideia de criar o Grupo Dinâmico Cultural empolgando a todos. Em janeiro de 2010, saímos da empresa e fundamos oficialmente junto a professora Albanisa o GDC, registrado em cartório e nas esferas federal, estadual e municipal. Temos uma diretoria, um conselho fiscal, cujos membros foram eleitos em Assembleia Geral Extraordinária no dia 27 de janeiro de 2011 – O nome do grupo foi dado pela componente Maria Bernadete (in memória) – Neste ano, os encontros eram realizados nas organizações das Voluntárias localizada na Av. João Machado; alguns meses depois tivemos a oportunidade de conhecer o espaço do Casarão 34 através do Sr. Alberto que nos deixou saudades. Em 21 de Março iniciamos nossas atividades realizando 94 (noventa e quatro) apresentações na capital, no interior e em outros Estados. Somos um grupo independente e democrático. Nós não temos finalidades lucrativas. A família Dinâmica cada vez mais forte e unida. Nós trabalhamos em equipe. O trabalho em equipe é o coração de uma conquista. Aqui só há uma estrela e uma constelação de estrelinhas. Já esteve abrilhantando este evento em edições anteriores e novamente foi selecionado para se fazer presente com suas senhoras dançarinas em 2019.

SERVIÇO: 14º Encontro Nordestino de Xaxado, que acontecerá nos dias 06, 07, 08, 09 e 10 de novembro, na Estação do Forró, com polos na Feira Livre, em Escolas públicas e no Sítio Passagem das Pedras – onde nasceu Lampião, em Serra Talhada – Sertão do Pajeú, com incentivo do FUNCULTURA/FUNDARPE / SECRETARIA DE CULTURA / GOVERNO DE PERNAMBUCO.

Por Carlos Silva